Pages

08 julho 2024

A casa do engenheiro

Esta era a casa do engenheiro! Visitei-a há uns tempos atrás e fica lá para os lados de Portugal. 
Entrei pela zona da adega e imediatamente subi ao terceiro piso pela escadaria construída em madeira. Um corredor serve de ligação a pequenas divisões, umas com teto forrado com madeira e outras sem qualquer isolamento que deixam ver o telhado. Por ali restam alguns objetos de mobiliário, destacando-se pequenas banheiras amovíveis e construídas em metal. 
Sem demora, desci para o primeiro piso e, percorrendo um longo corredor, dirigi-me para um género de alpendre coberto com bastante claridade, graças à sucessão de janelas existentes. Seguiu-se a cozinha que, para além do respetivo mobiliário e equipamento específico da sua funcionalidade, conservava ainda alguns utensílios, equipamento, fogão… E até embalagens de produtos para uso na preparação de refeições. 
Uma das portas dá ligação á sala de jantar onde metade da parede está revestida de madeira trabalhada. Aqui, um fogão em ferro fundido. Não falta a mesa, cadeiras, aparadores e cristaleira. Seria este o engenheiro? A televisão não podia faltar!... Não esquecendo o candeeiro de teto que certamente define o posicionamento central da mesa. 
Retomei o corredor e segui para outra divisão da casa. Uma espreitadela pela casa de banho… E… dois quartos! Fui para o da direita. Pequeno, tem duas camas individuais e entre elas uma mesa de cabeceira. Este outro quarto é bem mais espaçoso! Uma cama de casal em madeira. O guarda-fatos ainda tem cobertores e almofadas. Quarto com algum requinte tendo em conta as paredes e as altas portas. 
Avançando, segui para uma pequena divisão. Talvez tivesse sido um outro quarto, não sei! Cadeiras arrumadas e outras desarrumadas. Aqui, duas malas de senhora. Na porta em frente temos… mais um quarto com cama, colchão, cabeceiras e roupa espalhada… 
E a outra porta escancarada dá-nos vista para a divisão mais interessante: a sala de estar com o seu piano. Ou seria este o senhor o engenheiro? Muitas pautas de música! Agora me lembro que esqueci de experimentar o piano! Temos sofás e cadeirões e até uma cadeira de rodas por aqui anda. 
Segui para outro quarto! Um móvel com espelho que ainda conserva alguma bijuteria e livros. O mobiliário está completo! E o que temos aqui na cama? Um corpete? 
Aqui é uma pequena arrecadação com alguns utensílios, vidros, frascos... E mais um pequeno quarto com livros e documentos espalhados em cima da cama. Mais uma casa de banho! 
Voltando ao corredor… e quase a terminar, fui descendo para o piso térreo que tem algumas divisões vazias mas cuja funcionalidade seria para arrumos e adega. Cá temos as pipas e pipos… e outros artefactos. 



VÍDEO 




















































0 Comments:

Enviar um comentário