Pages

23 junho 2024

A quinta da Cal

Podem os espaços pequenos não ser tão apelativos mas em certa medida são os mais genuínos, tendo em conta o pouco que resta deles que conservam fortemente os traços do passado. 
Esta quinta é constituída por uma zona de terreno rústico revestido de árvores e vegetação que envolvem uma casa de habitação onde não deixa de haver lugar para arrumos agrícolas e adega. Tal e qual como muitas outras que já visitei! A sua designação, quinta da Cal, é original mas não observei elementos nela que justificassem a atribuição deste nome. 
Não obstante já nada existir na área habitacional ainda é possível identificar com facilidade as funcionalidades das diferentes divisões da casa. As cores das paredes de algumas divisões teimam em resistir contra a decadência. 
Na adega destacam-se as pipas de madeira de carvalho com os seus aros de ferro que permanecem deitadas no local onde foram colocadas, como se o precioso sumo da uva estivesse para ser deitado nelas a qualquer momento. Farto de esperar, o verde funil deixou-se vencer pelas teias que o cobrem. 
As eras encontraram naquela casa um caminho livre para treparem pela parede exterior e lá dentro as madeiras de sobrados e paredes vão-se corroendo lentamente até á podridão final… 























0 Comments:

Enviar um comentário