Seja bem-vindo ao Reino das Pedras!
Quem lá foi, foi! Quem não foi já lá não vai!
Se o local e assunto ainda estivessem acessíveis o título desta publicação seria “Bem-vindo ao Reino dos Calhaus” como forma de dificultar a sua localização por parte dos vândalos, ladrões e infiltrados no urbex. Recorrendo ao Google Earth, cheguei á conclusão que este restaurante já desapareceu e a área edificada foi transformada em habitação.
Era um restaurante que, apesar do nome, não servia sopa da pedra. Pela carta de ementas percebi que outras iguarias existiam para degustar como cabidela de galinha ou feijoada de buzinas. Os preços só seriam baratos se comparados com os de hoje porque um café já custava 1 euro.
O porquê do restaurante ter o nome “Reino das Pedras” só poderá ser desvendado pela resposta dos seus próprios donos, se é que ainda pertencem ao reino dos vivos. É certo que algumas áreas do interior e do exterior se encontram revestidas de rochas, como paredes, degraus, muros ou arcadas.
No entanto, o que atraiu mais atenção foi a decoração que se encontrava espalhadas por todas as divisões do restaurante. Da cozinha á casa de banho era uma invasão folclórica de pinturas, frases, pensamentos e outras coisas mais que ornamentavam os azulejos. Cada vez que a artista, animadora cultural do espaço, fazia brotar momentos de devaneios inspiradores, certamente uma parede livre iria receber um painel de azulejos nos quais seriam convertidos em escrita ou pintura, do tipo “o homem sonha, a obra nasce” ou, como se pode ler numa das frases escritas nos azulejos da cozinha, “de pequenas coisas… se fazem as grandes”, sem esquecer as reticências metidas pelo meio…
Os clientes deveriam sair duplamente saciados daquele restaurante: bandulho cheio e cabeça refrescada com aquelas épicas frases e pensamentos. Mesmo que tivessem de recorrer com urgência ás casas de banho, lá encontrariam um conforto de palavras que não os deixariam definhar. Muito ornamentado estava o restaurante mas só falta saber se esse muito tem correspondência na qualidade da decoração…
Desconheço o motivo do encerramento do restaurante mas, em regra, isso acontece por falta de clientela. A dúvida que fica a pairar é se os clientes deixaram de aparecer devido á qualidade da comida ou ao excesso ornamental bem visível…
Bela história 😃
ResponderEliminar