Em Pripyat, o Palácio da Cultura “Energetik” era um centro cultural multifuncional que incluia um cinema, uma sala de teatro e concertos, um ginásio, um ringue de boxe, uma piscina, salões de dança e de reuniões, biblioteca, uma sala de estudos e um campo de tiro na cave. Situava-se na Praça Lenin, no centro da cidade, e era um ponto de encontro muito apreciado por muitos dos residentes.
Foi um dos primeiros edifícios construídos na cidade de Pripyat, durante a década de 1970, e pretendia tornar-se numa instituição cultural contribuindo para o desenvolvimento cultural dos cidadãos. O nome “Energetik” deriva da associação de palavras, pois significa “enérgico” (animado) e “poder trabalhador da central”.
Após o desastre nuclear o Palácio “Energetik” foi utilizado como centro técnico das operações de resgate e liquidação da central nuclear. Com o definitivo encerramento da central, no ano 2000, o palácio juntou-se ao mesmo estado em que todos os outros edifícios da cidade já se encontravam: mutilação e desolação. Agora cresce vegetação no grande ginásio que recebeu os residentes para fazerem os seus exercícios físicos, janelas partidas, portas arrombadas e tudo o que era valioso há muito tempo desapareceu pela mão dos gatunos.
Anteriormente o Palácio “Energetik” recebia hóspedes de vários países, agora esses hóspedes são outros: os turistas!
Fontes:
VÍDEO
0 Comments:
Enviar um comentário