A aldeia de Kopachi (Копачі em ucraniano) encontra-se localizada a cerca de 4 quilómetros a sul da central nuclear de Chernobyl e, em 1986, contava com mais de mil habitantes, na sua maioria jovens.
Face à sua proximidade com a central nuclear, a aldeia sofreu fortemente a contaminação resultante do desastre nuclear, pelo que a larga maioria dos edifícios foi demolida e imediatamente enterrada em valas cavadas para o efeito.
O solo e a água em redor da aldeia ainda registam altos níveis de radiação e a evidência da existência anterior de mais edifícios pode ser constatada pela presença de pequenos montes que se geraram com os destroços soterrados e que se encontram sinalizados com placas de sinalização de presença de radiação.
Do pouco que resta, é simbólico o edifício do jardim de infância, não só pela sua arquitectura mas principalmente pelo seu conteúdo interior que sugere um sentimento profundamente melancólico.
O jardim de infância encontra-se bem próximo da estrada que liga Chernobyl a Pripyat e o acesso a este é antecedido do memorial à Segunda Guerra Mundial.
Nos dormitórios, as camas onde as crianças dormiam a sesta vão ficando cada vez mais enferrujadas e os variados brinquedos encontram-se espalhados pelo chão, em cima das estruturas das camas ou nos parapeitos das janelas. Sobresssaiem as bonecas e bonecos, alguns já sem olhos ou sem outros membros, os quais vão sofrendo o desgaste e descoloração que os torna esbranquiçados deixando transparecer “a sensação desolada e fria que os brinquedos revestidos de poeira exalam”. Também em todas as divisões e espalhados pelo chão ou em cima de móveis ainda se encontram livros, cadernos, material didáctico e peças de roupa e de calçado...
Percorrer todas as divisões do edifício envolto por árvores que escurecem o seu interior e observar todos os elementos que constituiam a componente do jardim de infância é um dos momentos mais tristes e assustadores durante a visita à zona de exclusão de Chernobyl.
O jardim de infância permanece em silêncio desde o fatídico dia 26 de Abril de 1986...
Fontes:
VÍDEO
0 Comments:
Enviar um comentário