Há quem a designe de estação ferroviária de Pripyat uma vez que ela fica bem próxima da cidade mas a verdade é que a sua existência é muito anterior à cidade de Pripyat. Concessionada em 1925, a estação ferroviária de Yaniv (ou Yanov) fica localizada na zona de exclusão de Chernobyl a sul da cidade de Pripyat e a sua denominação está associada à existência, nas proximidades, duma antiga aldeia com esse nome. Aliás, a pequena aldeia de Yaniv e a estação ferroviária desempenharam um papel vital na origem e construção de Pripyat e da cental nuclear de Chernobyl.
Esta estação estava inserida no troço ferroviário Chernigov-Ovruch o qual sofreu obras de requalificação em 1986 e 1987, contemplando a electrificação da linha entre Yaniv e Slavutich e visando a prestação de serviços à central nuclear, seja no transporte de equipamento ou de pessoas. Já no ano 2000 e seguintes uma das vias que passava por Yaniv voltou a ser restaurada e actualizada para ser usada durante as obras de construção do Shelter-2, o sarcófago que actualmente cobre o antigo reactor Nº 4 da central nuclear.
Sendo propriedade da empresa estatal “Chernobylservis”, hoje em dia a estação está fechada e a linha encontra-se desactivada e parcialmente removida.
Após o acidente em 1986, a aldeia de Yaniv e a estação foram fortemente contaminadas com radiação. A população da aldeia, foi evacuada para nunca mais voltar e suas casas foram depois demolidas. A estação foi descontaminada e utilizada na operação de limpeza.
Em frente à estação algumas carruagem e vagões teimam em manter-se sobre os carris exibindo as suas cores originais misturadas com as cores da ferrugem. Algo surpreendente e estranho é o facto de, nos ramais adjacentes à estação, nos depararmos com as carruagens tombadas fora dos carris.
Fontes:
http://www.chernobylgallery.com/galleries/yanov-railway-station/
https://en.wikipedia.org/wiki/Yaniv_railway_station
https://www.chernobyl.one/yaniv-train-station/
VIDEO
0 Comments:
Enviar um comentário