Pages

15 janeiro 2021

A quinta do lorde

A pressão imobiliária vitimou a Quinta do Lorde. Situada em área urbana de grande densidade populacional, acabou por ficar encurralada por betão e alcatrão, colocando em causa a sua actividade principal de cariz agro-pecuária e, portanto, a sua própria existência. 
Não tardará muito que os antigos terrenos de pastagens e de cultivo sejam invadidos de quarteirões de casas. Entre especulação de preços, indefinições de planos directores municipais e queixas dos vizinhos relativas aos maus cheiros provocados pelo gado, a quinta vai-se desagregando económica e estruturalmente, pelo que os seus proprietários tratam de rumar para outras paragens. 
Desactivada e desabitada, o colapso é eminente e acelerado, muito mais rápido que a resolução dos diferentes processos que envolvem a quinta. Está aberto o caminhos para as mentes destruidoras, cúmplices da tal pressão imobiliária, entrarem em acção e devastarem recantos interessantes do ponto de vista arquitectónico e histórico. 
Quem lá chega, com máquina fotográfica em punho, esforça-se por registar algumas imagens interessantes mas sem conseguir evitar paredes partidas ou riscadas, azulejos desaparacidos ou chão arrancado...


  


















0 Comments:

Enviar um comentário