Visitei uma igreja bem colorida no seu interior. Não obstante, as suas cores garridas não conseguem disfarçar a falta de estima e o mau estado de conservação deste imóvel religioso.
Nesta igreja colorida sobressaem os tons laranjas e vermelhos, complementados aqui e ali com azuis, verdes e amarelos. Mas a bela decoração colorida esconde o estado devoluto deste edifício religioso construído no século XVIII e classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1957.
Da mesma forma que muitas escolas por este país fora fecharam por falta de alunos, também igrejas e capelas vão ficando desprezadas por falta de fiéis e de crentes… Também acontece por todo o país, embora seja mais relevante em algumas regiões.
Situada em meio rural, foi construída em formato retangular, característico da arquitetura tradicional da região, tendo sido utilizados materiais de alvenaria e cantaria em granito, sendo a sua nave coberta por telhado de duas águas. Os esteiros da sua abóbada assentam sobre uma anta, da qual se encontram ainda alguns vestígios.
No seu interior destacam-se a cobertura de abóbada de berço, dois altares laterais e os azulejos axadrezados de cor azul e branca que ladeiam o altar principal. Numa das paredes encontra-se desenhado um homem segurando um menino aos ombros e agarrado ao tronco de uma planta ou árvore.
Aparentemente, deverá representar o santo que dá nome a esta igreja.
VÍDEO
0 Comments:
Enviar um comentário