Uma casa simples e solitária nas entranhas da serra! Daquelas que alguns estrangeiros europeus gostam de ter para fugir ao stress citadino das grandes cidades.
Que adiantaria ter uma história verídica desta casa na serra e de quem a habitou? Dizer que esta casa tem quartos, cozinha, sala, quarto de banho? Haverá alguma casa que não tenha estas divisões?
A minha atenção vira-se para um calendário de 2013 em língua alemã pendurado na parede duma divisão da casa, presumindo assim que os últimos inquilinos da casa tivessem nacionalidade alemã e que a sua saída tenha ocorrido uns dois anos antes da minha visita ao local.
Talvez uma família de germânicos com dois ou mais filhos... Se assim não fosse, para que serviria o beliche que se encontra num dos quartos? O carro de bébé deslocado numa zona de arrumos faz pressupor que tenha sido utilizado numa ocasião mais remota e que, já numa fase mais recente, a criança que nele andou sentada tivesse crescido o suficiente para poder deitar e dormir no beliche.
A proximidade com a natureza tem a vantagem de se poder conviver com ela e obter dela algum sustento de forma equilibrada. A carroça, o forno do pão e as pipas de vinho são o sinal dessa ligação que a família alemã mantinha com o meio envolvente.
E estando a família em Portugal, porque não assimilar alguns valores próprios do país de acolhimento através de símbolos associados ao desporto? Num dos quartos está pendurado o cachecol de apoio à selecção nacional e num outro quarto o cachecol do Benfica confunde-se com uma decoração de natal por causa da cor.
A zona sossegada onde a casa se encontra oferece maior riqueza que o espaço humilde e rudimentar ostentado pelo espaço habitacional. Paz de espírito, silêncio e liberdade terá sido o que a hipotética família encontrou neste local, onde os filhos podem brincar na rua sem restrições, viver a vida sem pressas e os ruídos emitidos se limitam unicamente aos sons naturais. Será necessário ter um casarão bem recheado para usufruir destas condições de vida?
Muito bom!!!
ResponderEliminar