Pages

08 outubro 2024

Despojos duma fábrica de cerveja

Longe vai o tempo em que fotografei estes tetos e paredes pertencentes a um espaço onde laborou uma fábrica de cerveja mas não encontrei sinais que indicassem ser essa a atividade ali desenvolvida. Não são as casas de banho, os elementos mais reconhecíveis no meio daquilo tudo, que comprovam o tipo de fábrica porque é algo que coexiste em todas elas. 
Havia muitos objetos espalhados por aqueles espaços que em nada estavam relacionados com a produção da cerveja. Presenciei a entrada de uma carrinha cujos ocupantes para ali foram selecionar a mercadoria obtida em furtos levados a cabo na noite anterior. Aquilo que não interessava era por lá despejado. 
Existem e continuarão a existir muitos locais utilizados para tais fins por tempo mais ou menos indefinidos. Como se não bastasse serem completamente vandalizados, são usados para atividades suspeitas que fazem aumentar o risco a quem se aproxima desses lugares nos momentos de “plena laboração” ilícita. 
Longe vai o tempo em que percorri o seu interior… Mas um dia, ao transitar pela proximidade, reparei que o amontoado de cimento deixou de existir, tendo o local sido reconvertido.