Pages

21 junho 2022

Chernobyl Exclusion Zone: Village of Zimovizche – The cemetery

Era o trigésimo quinto e último spot na zona de exclusão de Chernobyl... 
Tudo ainda termina no cemitério e, por coincidência, também a nossa visita teve o seu epílogo neste local onde jazem pessoas que descansam em paz. 
Este local de campas e cruzes espalhadas por entre árvores e vegetação ajudou na reflexão final sobre o quão reduzido e limitado é o ser humano que pode ser, em tantos aspectos, tão diferente entre si mas que a morte se encarregará de igualar como um denominador comum sobre o qual todos sucumbem, indiferentemente.
O desastre de Chernobyl deve ser tido como uma lição que comprova a maior resistência dos objectos e das coisas comparativamente aos seres humanos: uns permanecem incólumes e praticamente intactos e outros são obrigados a abandonar lugares e a refazer vidas. Se essas mesmas vidas ainda não tiverem perdido a validade... 
Mas a história das atribulações repete-se por outra vias, por outras circunstâncias e noutros contextos espaço-temporais que não deixam sossegar um pouco gentes e povos sacrificados e martirizados que vão resistindo como podem numa luta desigual e incompreensível. 
Nessa resistência, aqueles que perdem a vida terão a paz eterna e permanecerão num cemitério de memórias que os seus descendentes não deixarão de honrar e prorrogar no tempo. 
Glória à Ucrânia!  


VÍDEO