Pages

22 outubro 2021

A cooperativa agrícola

Foi cooperativa agrícola enquanto os agricultores cooperaram. Os agricultores forneceram os produtos agrícolas à cooperativa enquanto a terra produziu. 
A partir do momento em que a terra deixou de ser semeada, os agricultores deixaram de ter colheitas para fazer e, na sequência, a cooperativa deixou de ser fomentada. Como tal, fechou por falta de cooperação. 
Os produtos agrícolas nunca mais se viram e os agricultores ou debandaram ou ficaram na amargura de ver os campos incultos porque chegou a concorrência do outro lado do mundo ou porque a escassez de água era tal que as plantas cultivadas morriam de sede. 
Restam apenas as instalações da cooperativa agrícola, maioritariamente compostas por silos vazios que agora são guardados no seu topo por cegonhas e seus ninhos. As escadas que faziam subir os homens ao cimo dos silos são agora apenas miras apontadas para o céu. Porque não é por elas que as cegonhas descem...  


























06 outubro 2021

Chernobyl Exclusion Zone - Pripyat piano shop

Perto da principal praça de Pripyat havia um edifício com um único piso onde existiam lojas de comércio e serviços. Uma das áreas foi utilizada como loja de venda de pianos verticais. Ainda por lá existem alguns exemplares dos mesmos e a maioria deles tem uma placa com indicação “fabricado na URSS”. Também no plano cultural a União Soviética exerceu forte influência sobre a população de Pripyat, pois o piano foi um dos instrumentos mais populares e incluia-se entre as habilidades culturais básicas dos soviéticos. 
Desta forma, não é de estranhar a proliferação destes instrumentos na cidade. Na sua generalidade, a população de Pripyat caracterizava-se por ter uma boa qualidade de vida e bons níveis de cultura, pelo que muitas pessoas tinham um piano em casa, tanto mais que a frequência de escolas de música não era gratuita. 
No doloroso processo de evacuação causado pelo acidente da central nuclear, as pessoas deixaram para trás todos os seus haveres e, obviamente, os pianos ficaram nas casas e apartamentos. Tal como esses e pela mesma razão, também os da loja de pianos não puderam ser retirados pelos seus proprietários. 
Numa outra área do referido edifício, e adjacente à loja de pianos, havia uma loja de venda de electrodomésticos. Nas prateleiras existentes ainda vão resistindo as carcaças de velhos aparelhos de televisão.  



VÍDEO