Pages

20 setembro 2020

Chernobyl: Pripyat - O prédio de 18 pisos


Faz hoje precisamente um ano que tive a oportunidade de, logo pela manhã, subir até ao topo um dos prédios mais altos da cidade de Pripyat. 
Era uma longa escadaria que completava os 18 pisos até se chegar ao terraço, local a partir do qual se pode observar a realidade actual duma cidade absorvida por árvores e vegetação. 
Lá de cima, as estradas e ruas deixaram de se avistar e apenas marcam presença os edifícios que ganham, em altura, às árvores. Lá bem perto e bem visível está a central nuclear que faz destacar o reactor nº 4, agora revestido de uma protecção. 
Apesar duma subida e descida a contra-relógio ainda foi possível fazer alguns registos durante o percurso...  

















03 setembro 2020

Docas & batelões


Os meus primórdios da fotografia urbex remontam aos plenos momentos da fotografia de paisagem da qual nunca me afastei desde que iniciei esta actividade de lazer, há uns bons anos atrás. 
Foram muitos os dias bem madrugadores que me levavam à margem norte do rio Tejo para fotografar o nascer do sol, com enquadramentos da Ponte Vasco da Gama, das docas, dos pontões ou dos barcos ancorados. Isso ocorria principalmente no inverno e na primavera uma vez serem as épocas ideais considerando a posição do sol e as condições meteorológicas favoráveis para a existência de algumas nuvens. 
Quando os elementos relacionados com o urbex se situam num exterior propício a um bom spot de cariz paisagístico não descuro a oportunidade de explorá-lo ao máximo por forma a gerar uma simbiose entre fotografia de paisagem e de exploração urbana. Descobrir esses elementos e incluí-los no cenário de paisagem é a parte desafiante! 
Evidentemente que os elementos de urbex também por lá proliferavam: os pontões que já só servem para os pescadores lançarem as suas canas, as docas vazias e sem actividade onde praticamente restam os cunhos de amarração, os batelões desactivados que, ao sabor do movimento das areias, se vão inclinando na margem. 
Depois do enquadramento urbex, o resto é paisagem...